Livro Didático e Aprendizado de Leitura no Início do Ensino Fundamental

Autores

  • Lúcia Helena Gazóle de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae193920082470

Palavras-chave:

avaliação, leitura, livro didático, estudo longitudinal

Resumo

Considerando que o modelo longitudinal é o mais apropriado para aferir o valor agregado pelos estabelecimentos escolares aos seus alunos, o artigo apresenta resultados de investigação relacionados às características das salas de aula eficazes. Foi pesquisado o efeito do uso do livro didático de Língua Portuguesa no aprendizado de 176 turmas de escolas municipais, federais e privadas do Rio de Janeiro que participaram da pesquisa Geres; o tempo de experiência do professor com o referido livro; e a menção recebida no Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), em 2004. Destacam-se, entre as evidências, maior valor agregado pelos alunos que utilizaram livro didático, e benefícios ainda maiores para estudantes cujos professores faziam uso do mesmo livro há mais de dois anos. Articulam-se os resultados com algumas das características apontadas pela literatura como promotoras de eficácia escolar.

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Publicado

30-04-2008

Como Citar

Oliveira, L. H. G. de. (2008). Livro Didático e Aprendizado de Leitura no Início do Ensino Fundamental. Estudos Em Avaliação Educacional, 19(39), 65–90. https://doi.org/10.18222/eae193920082470

Edição

Seção

Artigos