O ENEM como forma alternativa ou complementar aos concursos vestibulares no caso das áreas de conhecimento Língua Portuguesa e Literatura: relevante ou passível de refutação?.

Autores

  • Telma Mildne
  • Alexssandro da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02520022191

Palavras-chave:

ENEM/Exame Nacional do Ensino Médio, Verificação de resultados educacionais, Validade de conteúdo, Concurso vestibular

Resumo

O artigo desenvolve reflexões sobre características de processos e sistemas de Verificação de Resultados Educacionais, bem como de Avaliação de Resultados Educacionais. Ratifica, argumentativamente, que o ENEM e os Concursos Vestibulares não caracterizam situação de avaliação de resultados educacionais, mas sim, e decisivamente, de aferição/verificação desses resultados. Nessa configuração, ambos constituem mecanismos seletivos sócio-educacionais para além da Educação Básica. À luz do objetivo fundamental do ENEM indica que, considerada a Área de Conhecimento “Língua Portuguesa e Literatura”, os itens das provas do ENEM 1998 - 2000 apresentam relativa ausência de Validade de Conteúdo. Desse modo, sugere que urge realizar investigações sistemáticas e abrangentes sobre a validade de conteúdo das provas do ENEM, relativamente a todas as Áreas de Conhecimento nela abordadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Mildne

Alexssandro da Silva

Downloads

Publicado

30-06-2002

Como Citar

Mildne, T., & Silva, A. da. (2002). O ENEM como forma alternativa ou complementar aos concursos vestibulares no caso das áreas de conhecimento Língua Portuguesa e Literatura: relevante ou passível de refutação?. Estudos Em Avaliação Educacional, (25), 43–76. https://doi.org/10.18222/eae02520022191

Edição

Seção

Artigos