Avaliação de Instituições de Ensino Superior: discutindo a necessidade de diretrizes metodológicas e estratégias de implantação
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae173520062110Palavras-chave:
Auto-Avaliação Institucional, Implantação De Auto-Avaliação, Metodologia De Auto-AvaliaçãoResumo
A auto-avaliação institucional de uma universidade, tal como foi proposta pela Lei n. 10 861, de 14 de abril de 2004, que cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes -, é, sem dúvida, uma atividade extremamente significativa e permite à instituição não somente ter um diagnóstico de sua trajetória como também reafirmar sua identidade social. As diretrizes estabelecidas no documento Bases para uma nova proposta de avaliação da educação superior, elaborado pelo Ministério da Educação, procura abranger diferentes e complexas dimensões de análise. Este texto procura discutir diretrizes metodológicas que poderiam ser consideradas em um plano de implantação da auto-avaliação, a ser proposto pelo Coordenação Nacional de Avaliação do Ensino Superior do Ministério da Educação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).