Avaliação de um programa para o ensino de leitura e escrita
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae204420092038Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Informática, Processo de Ensino-Aprendizagem.Resumo
O presente estudo é parte de uma pesquisa mais ampla, que teve por objetivo avaliar a eficácia de um programa informatizado para o ensino individualizado de leitura e escrita e sua efetividade quando implementado em escolas, pelas próprias professoras. O estudo foi conduzido com 64 alunos que não estavam aprendendo a ler e escrever na sala de aula e que mostraram ausência de leitura em uma avaliação de pré-teste. Foi utilizado um delineamento de grupo em que o Grupo Experimental (N=38) foi exposto ao programa de ensino de leitura (uma sequência de 17 passos de ensino intercalados com 15 passos de avaliações periódicas), e o Grupo Controle (N=26) a um programa similar, mas que ensinava somente relações entre palavras ditadas e figuras. Os escores de leitura e de ditado no pós-teste foram acurados e significativamente maiores no Grupo Experimental. Os resultados replicaram e estenderam os resultados de laboratório, o que permite sugerir o emprego do programa de ensino como uma atividade suplementar ao currículo escolar para ensinar alunos que apresentam dificuldades com os procedimentos convencionais de sala de aula.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).