Lógicas políticas da educação de adultos em Portugal

Autores

  • Licínio C. Lima Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal
  • Paula Guimarães Universidade de Lisboa (ULisboa), Lisboa, Portugal

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação de Adultos, Portugal, Lógica Política

Resumo

Este artigo aborda as políticas públicas de educação de adultos em Portugal desde 1974, a partir de três lógicas: a lógica democrática-emancipatória; a de modernização e de controlo estatal; e a lógica da gestão de recursos humanos. Essas lógicas são tratadas em articulação com os desenvolvimentos e as principais características das políticas públicas de educação de adultos nos últimos 40 anos, destacando-se a influência da União Europeia no que se refere à ênfase atribuída à tendência vocacionalista e de gestão de recursos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALHEIT, Peter; DAUSIEN, Betina. The “double face” of lifelong learning: two analytical perspectives on a “silent revolution”. Studies in the Education of Adults, London, v. 34, n. 1, p. 3-22, 2002.

ALMEIDA, João Ferreira (Coord.). Avaliação do PRODEP/Subprograma Educação de Adultos: relatório final. Lisboa: ME/Departamento de Educação Básica, ISCTE, 1995. Versão provisória.

ALMEIDA, Vasco. Estado, mercado e terceiro setor: a redefinição das regras do jogo. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 92, p. 85-104, 2011.

ANDERSSON, Per; FEJES, Andreas; SANDBERG, Fredrik. Introducing research on recognition of prior learning. International Journal of Lifelong Education, London, v. 32, n. 4, p. 405-411, 2013.

ANDERSSON, Per; HARRIS, Judy (Ed.). Re-theorising the recognition of prior learning. Leicester: Niace, 2010.

ANTUNES, Fátima; GUIMARÃES, Paula. Lifelong education and learning, societal project and competitive advantage: tensions and ambivalences in policy and planning of educational change in Portugal. Globalisation, Societies and Education, London, v. 12, n. 1, p. 71-91, 2014.

BARROS, Rosanna. The Portuguese case of RPL, new practices and new adult educators: some tensions and ambivalences in the framework of new public policies. Introducing research on recognition of prior learning. International Journal of Lifelong Education, London, v. 32, n. 4, p. 430-446, 2013.

BARROS, Rosanna; GUIMARÃES, Paula; LIMA, Licínio C. Comparative issues in public policies on representations of adult learning and education: reports to Confintea VI of European Union Countries. In: CONFERENCE ESREA NETWORK ON “POLICY STUDIES IN ADULT EDUCATION”. Proceedings... Nottingham: ESREA, 2012.

BENAVENTE, Ana (Coord.); ROSA, Alexandre; COSTA, António Firmino; ÁVILA, Patrícia. A literacia em Portugal. Resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e CNE, 1996.

CAVACO, Cármen. Adultos pouco escolarizados. Políticas e práticas de formação. Lisboa: Educa, 2009.

ERASMIE, Thord; LIMA, Licínio C.; PEREIRA, Licínio Chaínho. Adult education and community development: experiences from programs in Northern Portugal. Convergence, Thousand Oaks, CA, n. 4, p. 17-26, 1984.

ESTEVES, Maria João. O retorno à escola: uma segunda oportunidade? Trajectórias sociais e escolares dos jovens e adultos que frequentam os cursos do ensino recorrente de adultos. Inovação, v. 9, n. 3, p. 219-239, 1996.

EUROSTAT. Statistics. 2017. Disponível em: . Acesso em: jul. 2017.

FRAGOSO, António. Desarrollo comunitario y educación. Xátiva: L›Ullal Dialogos, 2009. (Aprendizajes, posiciones y procesos, 13)

GLASTRA, Folke J.; HAKE, Barry J.; SCHEDLER, Petra E. Lifelong learning as transitional learning. Adult Education Quarterly, Thousand Oaks, CA, v. 54, n. 4, p. 291-307, 2004.

GRIFFIN, Colin. Lifelong learning and social democracy. International Journal of Lifelong Education, London, v. 18, n. 5, p. 329-324, 1999a.

GRIFFIN, Colin. Lifelong learning and welfare reform. International Journal of Lifelong Education, London, v. 18, n. 6, p. 431-452, 1999b.

GUIMARÃES, Paula. Políticas de educação de adultos em Portugal (1999-2006). A emergência da educação para a competitividade. Braga: Universidade do Minho, 2010.

GUIMARÃES, Paula. Reinterpreting lifelong learning: meanings of adult education policy in Portugal, 1999-2010. International Journal of Lifelong Education, London, v. 32, n. 2, p. 135-148, 2013.

GUIMARÃES, Paula; SILVA, Olívia Santos; SANCHO, Amélia Vitória. Educação/formação de adultos nas associações: iniciativas popularmente promovidas ou socialmente organizadas? In: LIMA, L. C. (Org.). Educação de adultos: forum II. Braga: Unidade de Educação de Adultos da Universidade do Minho, 2000. p. 169-235.

HARRIS, Judy. Ways of seeing the recognition of prior learning (RPL): what contribution can such practices make to social inclusion? Studies in the Education of Adults, London, v. 31, n. 2, p. 124-139, 1999.

LIMA, Licínio C. A educação de adultos em Portugal (1974-2004). In: CANÁRIO, R.; CABRITO, B. (Org.). Educação e formação de adultos: mutações e convergências. Lisboa: Educa, 2005. p. 31-60.

LIMA, Licínio C. (Org.). Educação não escolar de adultos. Iniciativas em contextos associativos. Braga: Universidade do Minho/UEA, 2006.

LIMA, Licínio C. Intermitencias políticas de la educación permanente: del deficit de cualicación a la promoción de la ciudadanía. In: APARICIO BARBERÁN, M.; CORELLA LLOPIS, I. (Org.). Educación permanente y ciudadanía. Xàtiva, València: Instituto Paulo Freire, 2013. p. 19-42.

LIMA, Licínio C.; GUIMARÃES, Paula. European strategies in lifelong learning: a critical introduction. Opladen-Germany: Barbara Budrich, 2011.

LIMA, Licínio C.; GUIMARÃES, Paula (Org.). Percursos educativos e vidas dos adultos: reconhecimento, validação e certificação de competências numa associação de desenvolvimento local. Braga: Universidade do Minho/UEA, Associação para o Desenvolvimento das Terras Altas do Ave, Homem e Cávado, 2012.

LIMA, Licínio C.; GUIMARÃES, Paula. Portugal: Policy and adult education. In: CORNER, T. (Org.). Education in the European Union. Pre-2003 member states. Londres: Bloomsbury, 2015. p. 245-263.

LIMA, Licínio C.; GUIMARÃES, Paula; TOUMA, Nathalie. Adult learning and education policies in Germany, Portugal and Sweden: an analysis of national reports to Confintea VI. In: EGETENMEYER, R. (Org.). Adult education and lifelong learning in Europe and beyond. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2016. p. 29-65.

MELO, Alberto. Passagens revoltas 1970-2012: 40 anos de intervenção por ditos e escritos. Lisboa: Sítio do Livro, 2012.

MELO, Alberto; BENAVENTE, Ana. Educação popular em Portugal, 1974-1976. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

MELO, Alberto; LIMA, Licínio C.; ALMEIDA, Mariana. Novas políticas de educação e formação de adultos: o contexto internacional e a situação portuguesa. Lisboa: Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos, 2002.

MELO, Alberto; SOARES, Priscila. Serra do Caldeirão. Construindo a vontade colectiva de mudança. Formar, n. 12, p. 13-30, 1994.

PINTO, Jorge; MATOS, Lisete; ROTHES, Luís Areal. Ensino recorrente: relatório de avaliação. Lisboa: Ministério da Educação, 1998.

PORTUGAL. Ministério da Educação. Trabalhos preparatórios para o Plano Nacional de Alfabetização e Educação de Base dos Adultos (PNAEBA). Relatório de síntese. Lisboa: Direcção-Geral da Educação Permanente, 1979.

PORTUGAL. Ministério da Educação. A educação de adultos, 1980/1985. Actividades da DGEA. Lisboa: Direcção-Geral de Educação de Adultos, 1986.

PORTUGAL. Programa do XVI Governo Constitucional, 2005a. Disponível em: . Acesso em: jul. 2017.

PORTUGAL. Iniciativa Novas Oportunidades. Iniciativa no âmbito do Plano Nacional de Emprego e do Plano Tecnológico, 2005b. Disponível em: . Acesso em: jul. 2017.

PORTUGAL. Gabinete de Estratégia e Planeamento / Ministério do Trabalho e da Solidariedade. Inquérito à formação profissional contínua 2010. Lisboa, 2010.

PORTUGAL. Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. Linhas orientadoras para o futuro da Iniciativa Novas Oportunidades. Lisboa, 2011a.

PORTUGAL. Instituto Nacional de Estatística. Aprendizagem ao longo da vida. Inquérito à educação e formação de adultos 2007. Lisboa, 2011b.

PORTUGAL. Instituto Nacional de Estatística. Aprendizagem ao longo da vida. Inquérito à educação e formação de adultos 2011. Lisboa, 2013.

SANCHO, Amélia Vitória. A educação de adultos na escola. 2º ciclo nocturno. In: LIMA, L. C. (Org.). Educação de adultos: forum II. Braga: Universidade do Minho/UEA, 2000. p. 57-73.

SILVA, Augusto Santos; ROTHES, Luís Areal. Educação de adultos. In: PORTUGAL. Ministério da Educação. A evolução do sistema educativo e o PRODEP. Estudos temáticos. Lisboa: ME/DAPP, 1998. v. III, p. 17-103.

Downloads

Publicado

13-07-2018

Como Citar

Lima, L. C., & Guimarães, P. (2018). Lógicas políticas da educação de adultos em Portugal. Cadernos De Pesquisa, 48(168), 600–623. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4926

Edição

Seção

Artigos