Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar

Autores

  • José Carlos Libâneo Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/Goiás –, Goiânia, Goiás, Brasil

Palavras-chave:

Políticas Públicas em Educação, Políticas da Escola Pública, Conhecimento Escolar, Organismos Internacionais.

Resumo

 

O texto discute a repercussão das políticas educacionais em vigência no Brasil nas concepções de escola e de conhecimento escolar e sua incidência na constituição de desigualdades educativas na sociedade. É utilizada a metodologia da análise de conteúdo de documentos oficiais e oficiosos do Banco Mundial e do Ministério da Educação, visando a identificar políticas para a escola e orientações curriculares, as quais estariam levando à desfiguração das funções emancipadoras do conhecimento escolar. O texto defende o acesso aos conhecimentos culturais e científicos como meio de promoção e ampliação do desenvolvimento dos processos psíquicos superiores dos alunos, em estreita articulação com suas práticas socioculturais e institucionais, e como condição de superação das desigualdades educativas.

 

 

 

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Biografia do Autor

José Carlos Libâneo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/Goiás –, Goiânia, Goiás, Brasil

Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/Goiás –, Goiânia, Goiás, Brasil

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Publicado

07-04-2016

Como Citar

Libâneo, J. C. (2016). Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos De Pesquisa, 46(159), 38–62. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3572

Edição

Seção

Tema em Destaque - Estudos sobre o conhecimento escolar: tendências e perspectivas