Sobre a Revista

Foco e Escopo

Estudos em Avaliação Educacional é um periódico científico de publicação contínua da Fundação Carlos Chagas (FCC). Criado em 1990, tem como objetivo divulgar a produção acadêmica relacionada com a avaliação educacional e a análise de políticas e programas que dialogam com a avaliação e/ou venham a subsidiar estudos avaliativos, acolhendo trabalhos originários de diferentes áreas das ciências humanas, com perspectivas teóricas e metodológicas diversas, propiciando a troca de informações e o debate acadêmico.

Publica trabalhos inéditos, apresentados sob a forma de: 

- Artigo científico: é o produto de um trabalho de investigação científica apresentando uma estrutura argumentativa bem fundamentada e elaborada metodicamente. O artigo apresenta, fundamentalmente, as seguintes partes: introdução, desenvolvimento e conclusões. A introdução contextualiza o problema, apresenta a abordagem utilizada para estudá-lo, os objetivos e a relevância do estudo. O desenvolvimento apresenta revisão de literatura, metodologia, discussão teórica e demonstração de resultados. A demonstração de resultados analisa o fenômeno à luz da perspectiva teórica adotada, expondo argumentos explicativos ou demonstrativos. E as conclusões sintetizam todo o esforço argumentativo utilizado, retomando as hipóteses e analisando os resultados tendo como referência os objetivos anunciados no texto.

- Relato de experiência: deve apresentar a estrutura de um artigo científico, descrevendo e indicando a relevância do fenômeno relatado, os objetivos, o marco teórico de referência para a análise da experiência, os procedimentos metodológicos utilizados e o contexto em que a experiência foi desenvolvida.

- Ensaio teórico-metodológico: texto argumentativo que expõe reflexões e críticas do autor. Demanda um esforço intelectual que demonstre amplo conhecimento teórico, domínio da temática abordada e que apresente conclusões originais e que contribuam para o avanço da discussão no campo da avaliação educacional.

- Resenha: compreende a análise de um livro recém-lançado, mediante o desenvolvimento de um texto argumentativo e sintético que expõe as principais ideias da obra e sua relevância para o campo da avaliação educacional. Espera-se que a resenha tenha argumentos críticos e bem fundamentados.

Eventualmente, publica entrevistas propostas e organizadas pelo Comitê Editorial ou por especialistas e pesquisadores da área. Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos já publicados em revistas estrangeiras, que tragam uma contribuição relevante para o campo.

Estudos em Avaliação Educacional adota, para a verificação de similaridade, o programa Crossref Similarity Check, sistema que opera na ferramenta iThenticate, para verificação de plágio ou antiplágio.

O periódico preza pelas boas práticas científicas. Nesse sentido, orienta-se pelas diretrizes do Comitê de Ética em Publicação (COPE) no que se refere à condução de estudos com seres humanos, esclarecendo autores e pareceristas sobre conflitos de interesse, processo de revisão por pares, plágio e autoplágio e procedimentos para lidar com más condutas.

Os textos são publicados em português e espanhol, em versão on-line, no Portal de Periódicos e Séries FCC e em diversas bases indexadoras. Trabalhos submetidos em outros idiomas são traduzidos para o português, sendo o original também disponibilizado. São publicadas versões em inglês de artigos escolhidos pelo Comitê Editorial.

Os manuscritos aprovados passam por revisão textual e estatística e são divulgados assim que aprovados e editados pelo setor de Edições da FCC. A publicação é digital e os artigos são publicados apenas na versão on-line.

Estudos em Avaliação Educacional não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC). A versão on-line é de acesso aberto e gratuito.

A revista dispõe do protocolo de interoperabilidade OAI-PMH (Open Archives Initiative – Protocol for Metadata Harvesting), que permite o intercâmbio de metadados entre repositórios digitais para maior eficiência na disseminação de informações em acesso aberto. A interface OAI da revista pode ser acessada em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/oai

Além de Estudos em Avaliação Educacional estar vinculado a vários indexadores nacionais e internacionais para assegurar a disseminação de suas publicações, seu conteúdo está preservado digitalmente na rede privada LOCKSS, por meio da ferramenta PKP PN.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais recebidos passam por quatro etapas:

1)      Submissão a programas de controle de plágio e autoplágio: o objetivo é verificar o ineditismo do texto.

2)      Avaliação prévia pelo Comitê Editorial: o Comitê julga a adequação dos textos à linha editorial da revista; às normas de publicação por ela estabelecidas; e à qualidade do trabalho, isto é, o seu potencial de publicação.

3)      Processo duplo cego: caso passem por essa triagem inicial, os textos serão encaminhados para serem avaliados quanto ao mérito por especialistas da área.

4)      Decisão final: os pareceres emitidos passarão pela análise do Comitê Editorial, que dará decisão final emitindo um parecer consolidado.

Estudos em Avaliação Educacional adota o sistema duplo anônimo para avaliação dos manuscritos pelos pares, preservando a identidade do autor em relação ao parecerista e vice-versa. A avaliação envolve, preferencialmente, dois pareceristas ad hoc. Eventualmente o Comitê Editorial poderá indicar um dos editores para a avaliação do manuscrito submetido.

Caso a primeira versão do texto tenha sido publicada em repositório de preprint, a informação deve ser incluída nos metadados de submissão. Nesses casos, a avaliação será realizada da seguinte forma:

Simples anônimo: o revisor conhece a autoria do texto, mas o autor não tem acesso à identificação do revisor.

No parecer consolidado, emitido pelo Comitê Editorial, os autores receberão uma comunicação informando se seu texto foi aceito, rejeitado ou se necessita de alterações para publicação. No último caso, o artigo reformulado é submetido à nova rodada de avaliação. O Comitê Editorial reserva-se o direito de recusar artigos cujas modificações não atendam a contento às solicitações encaminhadas.

As submissões na forma de entrevistas e resenhas são avaliadas pelo Comitê Editorial, que decidirá pela pertinência de sua publicação, conforme os objetivos de cada seção e demandas da revista.

O tempo médio para a avaliação dos manuscritos é de aproximadamente oito meses. Após a aprovação do artigo, estima-se um período de dois meses para os processos de edição (revisão, tradução e diagramação) e publicação.

 

Diretrizes para Avaliadores

Os especialistas devem redigir seu parecer, de forma circunstanciada, contemplando os seguintes critérios:

1)      Relevância do tema para a área de estudo.

2)      Diálogo com o conhecimento já produzido sobre a temática.

3)      Pertinência e atualidade da bibliografia.

4)      Clareza na exposição do objeto de estudo, objetivos e justificativa.

5)      Rigor na utilização dos conceitos.

6)      Consistência teórico-metodológica.

7)      Pertinência, clareza e fundamentação da Metodologia Estatística empregada.

8)      Adequação, fundamentação e solidez argumentativa da análise.

9)      Boa estruturação do texto, com clara articulação entre as ideias.

 

Ao final da avaliação, o avaliador tem a possibilidade de escolher uma das seguintes opções oferecidas pelo sistema de gerenciamento eletrônico da revista:

  • Aceitar
  • Correções obrigatórias
  • Submeter novamente para avaliação
  • Submeter a outra revista
  • Rejeitar
  • Ver comentários

A opção “Correções obrigatórias” deve ser utilizada nas situações em que o manuscrito tenha efetivo potencial de publicação. No caso de textos que exijam significativas modificações, indica-se sua rejeição. A opção “Submeter novamente para avaliação” deve ser utilizada quando o parecerista considerar necessário o encaminhamento para outro especialista. A opção “Ver comentários” só deve ser utilizada quando o avaliador estiver em dúvida sobre sua decisão. 

No último número de cada volume, é publicada uma lista completa com os nomes de todos os pareceristas que colaboraram com a revista ao longo do ano.

 

Periodicidade

Publicação contínua a partir de 2021.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.