Contribuições da Análise Envoltória de Dados em estudos sobre eficácia escolar
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v33.9103Palavras-chave:
Análise dos Dados, Eficácia da Educação, Qualidade da EducaçãoResumo
Neste artigo foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando os descritores “Data Envelopment Analysis” AND “School Effectiveness” para investigar como a Análise Envoltória de Dados tem sido empregada em estudos sobre eficácia escolar. Foram selecionados dez artigos, mediante buscas nas bases de dados Scopus e Web of Science, entre 2010 e 2019. Como resultados, observaram-se a predominância da abordagem VRS output-oriented e a opção pela realização de procedimentos em dois estágios, que utilizam técnicas de regressão para complementar os resultados obtidos. Ademais, não houve uma conclusão equânime acerca dos fatores de maior influência no desempenho das unidades, o que pode ser reflexo da diversidade de realidades, culturas e populações investigadas nos estudos mapeados.
Downloads
Referências
AGASISTI, Tommaso. The efficiency of Italian secondary schools and the potential role of competition: a data envelopment analysis using OECD-PISA 2006 data. Education Economics, v. 21, n. 5, p. 520-544, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/09645292.2010.511840
AGASISTI, Tommaso; BONOMI, Francesca; SIBIANO, Piergiacomo. Measuring the “managerial” efficiency of public schools: a case study in Italy. International Journal of Educational Management, v. 28, n. 2, p. 120-140, Mar. 2014. DOI: https://doi.org/10.1108/IJEM-02-2013-0032
AGASISTI, Tommaso; ZOIDO, Pablo. Comparing the efficiency of schools through international benchmarking: results from an empirical analysis of OECD PISA 2012 data. Educational Researcher, v. 47, n. 6, p. 352-362, Aug./Sept. 2018. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X18777495
AL-ERAQI, Ahmed Salem; MUSTAFA, Adli; KHADER, Ahamad Tajudin; BARROS, Carlos Pestana. Efficiency of Middle Eastern and East African seaports: application of DEA using window analysis. European Journal of Scientific Research, v. 23, n. 4, p. 597-612, 2008.
ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (org.). O sentido da escola. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
BANKER, Rajiv D.; CHARNES, Abraham; COOPER, William Wager. Some models for estimating technical and scale inefficiencies in data envelopment analysis. Management Science, Catonsville, Maryland, v. 30, n. 9, p. 1078-1092, Sept. 1984. DOI: https://doi.org/10.1287/mnsc.30.9.1078
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
CHARNES, Abraham; CLARK, Clain T.; COOPER, William W.; GOLANY, Boaz. A developmental study of data envelopment analysis in measuring the efficiency of maintenance units in the U.S. Air Forces. Annals of Operations Research, v. 2, n. 1, p. 95-112, Dec. 1984. DOI: https://doi.org/10.1007/BF01874734
CHARNES, Abraham; COOPER, William W.; RHODES, Edwardo. Measuring the efficiency of decision making units. European Journal of Operational Research, v. 2, n. 6, p. 429-444, Nov. 1978. DOI: https://doi.org/10.1016/0377-2217(78)90138-8
COLEMAN, James S. Equality of education opportunity study. Washington, DC: U.S. Department of Health, Education, and Welfare, Office of Education; National Center for Education Statistics, 1966.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES. Diretoria de Avaliação. Relatório do Qualis Periódicos – Área 38: Educação. Brasília: Capes, 2019.
CORRÊA, Alessandro de Castro; COSTA, Narciso Rodrigues da; CORRÊA, Danielle Cristina Gonzaga; MIRANDA, Jéssica Letícia de Souza. Análise envoltória de dados com apoio do software R: uma aplicação nos institutos federais. Revista de Engenharia e Tecnologia, Ponta Grossa, PR, v. 11, n. 2, p. 1-13, ago. 2019.
DOYLE, John; GREEN, Rodney. Efficiency and cross-efficiency in DEA: derivations, meanings and uses. Journal of the Operational Research Society, v. 45, n. 5, p. 567-578, 1994. DOI: https://doi.org/10.1057/jors.1994.84
FARIA, Flavia Peixoto; JANNUZZI, Paulo de Martino; SILVA, Silvano José da. Eficiência dos gastos municipais em saúde e educação: uma investigação através da análise envoltória no estado do Rio de Janeiro. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, n. 1, p. 155-177, jan./fev. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122008000100008
FERREIRA, Carlos Maurício de Carvalho; GOMES, Adriano Provezano. Introdução à análise envoltória de dados: teoria, modelos e aplicações. 2. ed. Viçosa: Editora UFV, 2020.
GOURISHANKAR, Vidyashankar; LOKACHARI, Prakash Sai. Benchmarking educational development efficiencies of the Indian states: a DEA approach. International Journal of Educational Management, v. 26, n. 1, p. 99-130, Jan. 2012. DOI: https://doi.org/10.1108/09513541211194400
GUJARATI, Damodar N.; PORTER, Dawn C. Econometria básica. 5. ed. São Paulo: AMGH, 2011.
GUO, Peijun; TANAKA, Hideo. Fuzzy DEA: a perceptual evaluation method. Fuzzy Sets and Systems, v. 119, n. 1, p. 149-160, Apr. 2001. DOI: https://doi.org/10.1016/S0165-0114(99)00106-2
HALKIOTIS, Dimitrios; KONTELES, Ilias; BRINIA, Vasiliki. The technical efficiency of high schools: the case of a Greek Prefecture. Education Sciences, v. 8, n. 2, p. 84, June 2018. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci8020084
HUGUENIN, Jean-Marc. Determinants of school efficiency. International Journal of Educational Management, v. 29, n. 5, p. 539-562, June 2015. DOI: https://doi.org/10.1108/IJEM-12-2013-0183
JOHNES, Jill. Data envelopment analysis and its application to the measurement of efficiency in higher education. Economics of Education Review, v. 25, n. 3, p. 273-288, June 2006. DOI: https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2005.02.005
KHOSHROO, Alireza; MULWA, Richard; EMROUZNEJAD, Ali; ARABI, Behrouz. A non-parametric Data Envelopment Analysis approach for improving energy efficiency of grape production. Energy, v. 63, p. 189-194, Dec. 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.energy.2013.09.021
LERTWORASIRIKUL, Saowanee; FANG, Shu-Cherng; JOINES, Jeffrey A.; NUTTLE, Henry L. W. Fuzzy data envelopment analysis (DEA): a possibility approach. Fuzzy Sets and Systems, v. 139, n. 2, p. 379-394, Oct. 2003. DOI: https://doi.org/10.1016/S0165-0114(02)00484-0
LIMA, Leonardo Claver Amorim. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 50, p. 593-597, set./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.18222/eae225020111972
MOHER, David; LIBERATI, Alessandro; TETZLAFF, Jennifer; ALTMAN, Douglas G. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the Prisma statement. International Journal of Surgery, London, v. 8, n. 5, p. 336-341, Feb. 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2010.02.007
MUNOZ, David Andres; QUEUPIL, Juan Pablo. Assessing the efficiency of secondary schools in Chile: a data envelopment analysis. Quality Assurance in Education, v. 24, n. 3, p. 306-328, July 2016. DOI: https://doi.org/10.1108/QAE-05-2015-0022
PAGE, Matthew J.; MCKENZIE, Joanne E.; BOSSUYT, Patrick M.; BOUTRON, Isabelle; HOFFMANN, Tammy C.; MULROW, Cynthia D.; SHAMSEER, Larissa; TETZLAFF, Jennifer M.; MOHER, David. Updating guidance for reporting systematic reviews: development of the Prisma 2020 statement. Journal of Clinical Epidemiology, v. 134, p. 103-112, June 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2021.02.003
PORTELA, Maria C.; CAMANHO, Ana S.; KESHVARI, Abolfazl. Assessing the evolution of school performance and value-added: trends over four years. Journal of Productivity Analysis, v. 39, n. 1, p. 1-14, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s11123-012-0263-5
REZENDE, Sônia Maria de; PESSANHA, José Francisco Moreira; AMARAL, Roberta Montello. Avaliação cruzada das distribuidoras de energia elétrica. Production, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 820-832, dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65132014005000004
RHODES, Edwardo Lao. Data Envelopment Analysis and approaches for measuring the efficiency of decision-making units with an application to Program Follow-Through in U.S. 1978. (Education, Ph. D. dissertation) – School of Urban and Public Affairs, Carnegie-Mellon University, Pittsburgh, PA, 1978.
SANTOS, Rodolfo Rocha; FREITAS, Marcelo Machado; FLACH, Leonardo. Análise Envoltória de Dados como ferramenta de avaliação da eficiência dos gastos públicos com educação dos municípios de Santa Catarina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS-ABC, 22., 2015, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: Associação Brasileira de Custos, 2015.
SARRICO, Cláudia S.; ROSA, Maria J.; COELHO, Inês P. The performance of Portuguese secondary schools: an exploratory study. Quality Assurance in Education, v. 18, n. 4, p. 286-303, Sept. 2010. DOI: https://doi.org/10.1108/09684881011079143
SENGUPTA, Jati K. Data envelopment analysis for efficiency measurement in the stochastic case. Computers & Operations Research, London, v. 14, n. 2, p. 117-129, Apr. 1987. DOI: https://doi.org/10.1016/0305-0548(87)90004-9
SEXTON, Thomas R.; SILKMAN, Richard H.; HOGAN, Andrew J. Data envelopment analysis: critique and extensions. New Directions for Program Evaluation, San Francisco, California, v. 1986, n. 32, p. 73-105, Dec. 1986. DOI: https://doi.org/10.1002/ev.1441
SOUZA, Geraldo da Silva; GOMES, Eliane Gonçalves. A non-Archimedean DEA model to assess group comparisons. Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, v. 36, n. 3, p. 533-546, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-7438.2016.036.03.0533
THOMPSON, Russell G.; SINGLETON, F. Dail; THRALL, Robert M.; SMITH, Barton A. Comparative site evaluations for locating a high-energy physics lab in Texas. Interfaces, Catonsville, Marylan, v. 16, n. 6, p. 35-49, Dec. 1986. DOI: https://doi.org/10.1287/inte.16.6.35
TOBIN, James. Liquidity preference as behavior towards risk. The Review of Economic Studies, v. 25, n. 2, p. 65-86, Feb. 1958. DOI: https://doi.org/10.2307/2296205
UNITED STATES. General Accounting Office. Follow Through: lessons learned from its evaluation and the need to improve its administration. (MWD-75-34). Washington, DC: U.S. General Accounting Office, Oct. 7, 1975.
YALÇIN, Seher; TAVŞANCIL, Ezel. The comparison of Turkish students’ PISA achievement levels by year via Data Envelopment Analysis. Educational Sciences: Theory and Practice, v. 14, n. 3, p. 961-968, 2014. DOI: https://doi.org/10.12738/estp.2014.3.1748
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Estudos em Avaliação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).