Avaliação externa: implicações na avaliação escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.6778

Palavras-chave:

Avaliação Externa , Avaliação Escolar

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar as implicações da avaliação externa nas práticas de avaliação do processo ensino-aprendizagem nas escolas. A pesquisa é qualitativa e foram selecionados dez professores oriundos de duas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, sendo que uma delas alcançou as metas estabelecidas pela rede e recebeu bonificação salarial para os professores. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam um engessamento das práticas avaliativas e uma supervalorização dos testes objetivos que reproduzem os moldes das avaliações externas. Há predominância dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e a caracterização do modelo essencialmente classificatório da avaliação escolar.

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Biografia do Autor

Aline Alvernaz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica (RJ), Brasil

Doutoranda em Educação

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / PPGEDUC

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Pedagogia da Educação Física e do Esporte

Professora de Educação Física

Nádia M. P. Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica (RJ), Brasil

Professora Titular do Instituto de Educação da UFRRJ

José Henrique, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica (RJ), Brasil

Professor Associado III da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

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Publicado

16-12-2021

Como Citar

Alvernaz, A., Souza, N. M. P., & Henrique, J. (2021). Avaliação externa: implicações na avaliação escolar . Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e06778. https://doi.org/10.18222/eae.v32.6778

Edição

Seção

Artigos