Planejamento da avaliação institucional na educação infantil: movimentos participativos

Autores

  • Maria Nilceia de Andrade Vieira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Rede Municipal de Ensino de Vitória, Vitória-ES; Faculdade Estácio de Vila Velha, Vila Velha-ES, Brasil http://orcid.org/0000-0001-7723-6490
  • Valdete Côco Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5882

Palavras-chave:

Educação Infantil, Avaliação Institucional, Formação Continuada, Participação do Professor

Resumo

No contexto de políticas avaliativas, este artigo aborda o movimento de planejamento e elaboração de instrumento de avaliação institucional realizado com a participação de docentes atuantes na educação infantil de um município do Espírito Santo. Com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, a pesquisa, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, desenvolveu procedimentos de análise documental e realização de entrevistas. Os resultados evidenciam que a etapa de planejamento com elaboração de um instrumento próprio é primordial para o encadeamento das demais etapas relacionadas à avaliação institucional. Conclui-se que, embora permaneçam desafios quanto às condições de participação de todos os envolvidos, a perspectiva de trabalho coletivo na preparação dessa ação avaliativa constitui um importante movimento de formação para os participantes.

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Biografia do Autor

Maria Nilceia de Andrade Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Rede Municipal de Ensino de Vitória, Vitória-ES; Faculdade Estácio de Vila Velha, Vila Velha-ES, Brasil

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo; integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores - GRUFAE; Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Vitória - ES; Professora da Faculdade Estácio de Vila Velha. Email:  nilceia_vilavelha@hotmail.com

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora vinculada ao Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo – DLCE/PPGE/CE/UFES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores – GRUFAE. Tutora do Grupo PET Conexões: Projeto Educação – PET EDU/UFES. Email: valdetecoco@hotmail.com

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Publicado

02-10-2019

Como Citar

Vieira, M. N. de A., & Côco, V. (2019). Planejamento da avaliação institucional na educação infantil: movimentos participativos. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(74), 588–613. https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5882

Edição

Seção

Artigos