Sobre o Conceito Preliminar de Curso: concepção, aplicação e mudanças metodológicas

Autores

  • Camila Yuri Santana Ikuta Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4039

Palavras-chave:

Indicadores Educacionais, Conceito Preliminar de Curso, CPC, Sinaes, Ensino Superior.

Resumo

O artigo apresenta uma revisão bibliográfica e documental sobre o Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerado o indicador oficial de qualidade da educação superior para os cursos de graduação no país. O levantamento indica que o CPC passou por diversas revisões metodológicas desde sua criação, visando a aperfeiçoar as dimensões avaliadas. Entretanto, os principais debates científicos em torno do tema questionam diversos aspectos do indicador, como a dispensa automática das avaliações presenciais dos cursos; a formulação, padronização e o peso dos componentes; a alta participação dos discentes na nota final; a questão da heterogeneidade de Instituições de Ensino Superior e cursos existentes ser desconsiderada; entre outros. Nesse sentido, são propostas algumas reflexões, partindo de uma perspectiva crítica, visando a entender quais são as fragilidades e as potencialidades do CPC na avaliação da qualidade dos cursos superiores.

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Biografia do Autor

Camila Yuri Santana Ikuta, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de São Paulo (USP) e Assessora Técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

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Publicado

22-12-2016

Como Citar

Ikuta, C. Y. S. (2016). Sobre o Conceito Preliminar de Curso: concepção, aplicação e mudanças metodológicas. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(66), 938–969. https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4039

Edição

Seção

Artigos