Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae193920082472Palavras-chave:
avaliação, qualidade, auto-avaliação, formação continuadaResumo
Baseando-se na importância dos processos de avaliação educacional como caminho fundamental para instituir medidas que melhorem o ensino, e levando em conta a atual relevância da auto-avaliação como processo formativo que conduz ao auto-conhecimento e a uma gestão partilhada com a comunidade acadêmica, desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção do novo papel do avaliador, bem como seu mérito como agente de mudanças em razão dos conflitos e da complexidade do processo. O estudo fundamenta-se em uma revisão teórica dos conceitos de avaliação e na reflexão sobre o que é considerado importante na implantação de processos avaliativos, das atividades que contribuem para a formação do docente de ensino superior, assim como a discussão de uma metodologia para a obtenção de dados e sua análise, visando a tomada correta de decisão. A questão central é o que se espera do avaliador sob o ponto de vista das políticas públicas atuais e até que ponto sua participação poderá impactar na tomada de decisão de cada instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).