Avaliação de Língua Portuguesa do SAEB: da leitura ao letramento
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae173420062118Palavras-chave:
Avaliação, Avaliação Língua Portuguesa, Avaliação Educação Básica, SaebResumo
Neste artigo, é discutida a avaliação de Língua Portuguesa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - Saeb, para torná-la mais efetiva no que diz respeito à obtenção de dados que subsidiam as políticas públicas sobre a educação básica do país. Essa discussão evidencia a importância da leitura e da escrita para a construção de um processo de letramento, tendo em vista que essas duas atividades se complementam e, portanto, não podem ser vistas dicotomicamente como práticas isoladas, mas como atividades integradas e complementares. Dessa forma, são tratados os gêneros textuais que perpassam as avaliações do Saeb e que dão suporte aos itens das provas de Língua Portuguesa, de 2001 e 2003, para, então, proceder-se à análise comparativa desses testes, tendo por objetivo verificar se o Saeb avalia ou não o processo de letramento ou se está restrito a uma avaliação da leitura. São apresentadas algumas sugestões no sentido de contribuir para a ampliação da proposta do Saeb como sistema que deve avaliar o nível de letramento escolar dos alunos da educação básica brasileira.Downloads
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