Eficácia dos processos de linkagem na avaliação educacional em larga escala
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae214520102033Palavras-chave:
Teoria da Resposta ao Item (TRI), Avaliação da Educação, Escala de Avaliação, Métodos de AvaliaçãoResumo
Em 1997, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), definiu-se a escala de proficiência para o Brasil. A partir de então, praticamente todas as avaliações em larga escala realizadas têm procurado manter uma comparabilidade de resultados com essa escala, por intermédio da Metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Entretanto, observa-se uma diversidade de situações ao se analisar as diferentes avaliações realizadas pelos Estados brasileiros e até no próprio Saeb. Neste artigo, apresentaremos alguns aspectos técnicos necessários para garantir a comparabilidade nos procedimentos de linkagem de avaliações, bem como as características das avaliações do Saeb e de alguns Estados brasileiros ao longo do tempo.Downloads
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