Concepción, trayectoria y evaluación de uma maestría profesional en educación

Autores/as

  • Sueli Soares dos Santos Batista Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), São Paulo-SP, Brasil http://orcid.org/0000-0001-8126-9615
  • Marília Macorin Azevedo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), São Paulo-SP, Brasil
  • Emerson Freire Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), São Paulo-SP, Brasil http://orcid.org/0000-0001-5449-2002

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5029

Palabras clave:

Maestría Profesional en Educación, Educación Profesional y Tecnológica, Postgrado, Evaluación de la Educación.

Resumen

La articulación de la formación y la actuación docente a su profesionalización ha sido un debate proficuo entre aquellos que han actuado en las maestrías profesionales en educación y han reflexionado sobre el alcance de esa modalidad de postgrado. El presente estudio fue concebido en el actual contexto de implementación, consolidación y evaluación de tales maestrías, contexto en el que los autores de este artículo están insertados. A partir de una investigación bibliográfica, documental y de relevamiento cuantitativo y cualitativo en lo que concierne al programa en el que participan, los autores caracterizan no solo a los alumnos del curso, sino también a la naturaleza de los resultados obtenidos con las primeras disertaciones concluidas, presentando desafíos y posibilidades.

 

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Biografía del autor/a

Sueli Soares dos Santos Batista, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), São Paulo-SP, Brasil

Realizou pós-doutorado no Depto. de História e Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2012). Possui mestrado (1997) e doutorado em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). É graduada em História pela USP (1992) e Filosofia pela Unicamp (2007). Atualmente é professora e pesquisadora da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí e do Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), trabalhando em regime de jornada integral e coordenando o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (NETS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional e tecnológica, cultura e educação; teoria crítica; filosofia da educação, indústria cultural, arte e sociedade. Faz parte do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude da ANPUH-SP pesquisando as relações entre educação e trabalho.

Marília Macorin Azevedo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), São Paulo-SP, Brasil

Doutora em Engenharia pela USP. Mestre em Qualidade pela UNICAMP. Graduada em Tecnologia de Processamento de Dados pela FATEC SP. Coordenou o Centro de Informática do CEETEPS. É docente permanente na Unidade de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza atuando no Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos e do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional ? ambos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Participa dos grupos de pesquisa de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Gestão de Operações e Logística do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos; coordena o Grupo de Pesquisa de Gestão e Avaliação da Educação Profissional do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Foi vice-diretora, diretora acadêmica das Faculdades e CET Radial e Reitora de seu sucedâneo, o Centro Universitário Radial. Professora de Instituições como FATEC SP, UNICID, FECAP, UNISANTANA, FMU e UniNove. Realiza pesquisas na área de Gestão da Qualidade, Gestão Estratégica da TI, Gestão da Educação e no uso das Tecnologias na Educação. .

Emerson Freire, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), São Paulo-SP, Brasil

doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e em Filosofia pela Université de Paris 1 - Panthéon Sorbonne - França, e concluiu seu mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas em 2002. Realizou pesquisa de Pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Unicamp entre 2014 e 2016. Foi ganhador do Prêmio Rumos Pesquisa do Instituto ItaúCultural em seleção nacional, prêmio este destinado ao fomento de pesquisadores em artemídia. Atualmente é professor e pesquisador no Mestrado em Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e na Fatec Jundiaí, onde coordena o Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS). Desde 2003 é pesquisador do Grupo CTeMe (Conhecimento, Tecnologia e Mercado), grupo vinculado à Unicamp. Possui experiência na área de Educação Profissional e Tecnológica, atuando nos temas: tecnologia, educação e sociedade; fundamentos da formação profissional e tecnológica; arte, cultura e educação tecnológica. Interessa-se pelas relações sociotécnicas produzidas no âmbito das produções artísticas que tematizam ou operam com as tecnologias contemporâneas, tendo artigos publicados e participado em eventos nacionais e internacionais sobre o assunto.

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Publicado

2018-12-20

Cómo citar

Batista, S. S. dos S., Azevedo, M. M., & Freire, E. (2018). Concepción, trayectoria y evaluación de uma maestría profesional en educación. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(72), 632–653. https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5029

Número

Sección

Artículos