Design, trajectory and evaluation of a masters in education

Authors

  • Sueli Soares dos Santos Batista Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), São Paulo-SP, Brasil http://orcid.org/0000-0001-8126-9615
  • Marília Macorin Azevedo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), São Paulo-SP, Brasil
  • Emerson Freire Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), São Paulo-SP, Brasil http://orcid.org/0000-0001-5449-2002

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5029

Keywords:

Professional Master’s Degrees in Education, Professional and Technological Education, Graduate Studies, Evaluation of Education.

Abstract

Linking teacher training and practice to professionalism has been a fruitful discussion among those who have contributed to the development of professional masters in education and reflected on the scope of this type of post-graduation. This study was designed in the current context of implementation, consolidation and evaluation of these master’s programs, in which the authors of this article are involved. Based on bibliographical and documentary research, as well as on the quantitative and qualitative survey of the programs they participate in, these authors aim to characterize not only the master students themselves, but also the nature of the results obtained in the first dissertations on the subject, by presenting challenges and possibilities.

 

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Author Biographies

Sueli Soares dos Santos Batista, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), São Paulo-SP, Brasil

Realizou pós-doutorado no Depto. de História e Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2012). Possui mestrado (1997) e doutorado em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). É graduada em História pela USP (1992) e Filosofia pela Unicamp (2007). Atualmente é professora e pesquisadora da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí e do Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), trabalhando em regime de jornada integral e coordenando o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (NETS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional e tecnológica, cultura e educação; teoria crítica; filosofia da educação, indústria cultural, arte e sociedade. Faz parte do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude da ANPUH-SP pesquisando as relações entre educação e trabalho.

Marília Macorin Azevedo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), São Paulo-SP, Brasil

Doutora em Engenharia pela USP. Mestre em Qualidade pela UNICAMP. Graduada em Tecnologia de Processamento de Dados pela FATEC SP. Coordenou o Centro de Informática do CEETEPS. É docente permanente na Unidade de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza atuando no Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos e do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional ? ambos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Participa dos grupos de pesquisa de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Gestão de Operações e Logística do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos; coordena o Grupo de Pesquisa de Gestão e Avaliação da Educação Profissional do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Foi vice-diretora, diretora acadêmica das Faculdades e CET Radial e Reitora de seu sucedâneo, o Centro Universitário Radial. Professora de Instituições como FATEC SP, UNICID, FECAP, UNISANTANA, FMU e UniNove. Realiza pesquisas na área de Gestão da Qualidade, Gestão Estratégica da TI, Gestão da Educação e no uso das Tecnologias na Educação. .

Emerson Freire, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), São Paulo-SP, Brasil

doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e em Filosofia pela Université de Paris 1 - Panthéon Sorbonne - França, e concluiu seu mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas em 2002. Realizou pesquisa de Pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Unicamp entre 2014 e 2016. Foi ganhador do Prêmio Rumos Pesquisa do Instituto ItaúCultural em seleção nacional, prêmio este destinado ao fomento de pesquisadores em artemídia. Atualmente é professor e pesquisador no Mestrado em Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e na Fatec Jundiaí, onde coordena o Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS). Desde 2003 é pesquisador do Grupo CTeMe (Conhecimento, Tecnologia e Mercado), grupo vinculado à Unicamp. Possui experiência na área de Educação Profissional e Tecnológica, atuando nos temas: tecnologia, educação e sociedade; fundamentos da formação profissional e tecnológica; arte, cultura e educação tecnológica. Interessa-se pelas relações sociotécnicas produzidas no âmbito das produções artísticas que tematizam ou operam com as tecnologias contemporâneas, tendo artigos publicados e participado em eventos nacionais e internacionais sobre o assunto.

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Published

2018-12-20

How to Cite

Batista, S. S. dos S., Azevedo, M. M., & Freire, E. (2018). Design, trajectory and evaluation of a masters in education. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(72), 632–653. https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5029