Factores relacionados con el atraso escolar en el estado de Minas Gerais

Autores/as

  • Josiane Souza de Paula BIONDI, R. L.; FELÍCIO, F. Atributos escolares e o desempenho dos estudantes: uma análise em painel dos dados Saeb. Brasília, DF: Inep, 2007. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Prova Brasil. Microdados, 2013. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Taxas de distorção idade-série. 2015. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2015/distorcao_idade_serie/tdi_brasil_regioes_UFs_2015.zip>. Acesso em: 16 jan. 2017. CURI, A. Z.; MENEZES-FILHO, N. A. A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 811-850, out./dez. 2009. FERRÃO, M. E.; BELTRÃO, K. I.; SANTOS, D. P. dos. O impacto de políticas de não-repetência sobre o aprendizado dos alunos da 4ª série. 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  • Ana Maria de Paiva Franco Instituto de Economia e Relações Internacionais, Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), Uberlândia-MG, Brasil
  • José Waldemar da Silva Faculdade de Matemática, Universidade Federal de Uberlândia (Famat/UFU), Uberlândia-MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4928

Palabras clave:

Repetición, Modelo Logístico Jerárquico, Prova Brasil, Minas Gerais

Resumen

El objetivo de este trabajo es analizar los factores que se relacionan con el atraso escolar en Minas Gerais. La metodología utilizada abarca la aplicación de modelos logísticos jerárquicos para los datos de la Prova Brasil del 2013, relativos a los 5º y 9º años, con el intento de identificar si hay diferencias entre los factores associados al atraso escolar en los primeros y los últimos años de la educación fundamental. Los resultados que se obtuvieron muestran que las características de los estudiantes y también las escolares se relacionan con la probabilidad de que ocurra un atraso escolar, habiendo diferencias regionales en este aspecto. Por encima de todo se observa que las mayores chances de desfase edad-año escolar ocurren con alunos del sexo masculino, no blancos, que trabajan fuera de casa, estudian en grupos heterogéneos y en escuelas que adoptan programas de reducción de tasas de abandono. Además, se caracteriza que el desempeño de los estudiantes considerados en atraso escolar es más perjudicado en algunas escuelas que en otras en función del nivel socioeconómico del alumno.

 

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Biografía del autor/a

Josiane Souza de Paula, BIONDI, R. L.; FELÍCIO, F. Atributos escolares e o desempenho dos estudantes: uma análise em painel dos dados Saeb. Brasília, DF: Inep, 2007. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Prova Brasil. Microdados, 2013. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Taxas de distorção idade-série. 2015. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2015/distorcao_idade_serie/tdi_brasil_regioes_UFs_2015.zip>. Acesso em: 16 jan. 2017. CURI, A. Z.; MENEZES-FILHO, N. A. A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 811-850, out./dez. 2009. FERRÃO, M. E.; BELTRÃO, K. I.; SANTOS, D. P. dos. O impacto de políticas de não-repetência sobre o aprendizado dos alunos da 4ª série. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 495-513, dez. 2002. 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Doutora em Economia (2017) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (2013). A linha de investigação atual tem enfoque em Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos Econômicos Aplicados, Comércio Internacional e Economia Rural.

Ana Maria de Paiva Franco, Instituto de Economia e Relações Internacionais, Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), Uberlândia-MG, Brasil

Professora Adjunta do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Teoria Econômica pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (2009). Suas áreas de interesse são, principalmente: Economia Social Aplicada, Economia da Educação, Avaliação de Impacto de Políticas e Microeconometria.

José Waldemar da Silva, Faculdade de Matemática, Universidade Federal de Uberlândia (Famat/UFU), Uberlândia-MG, Brasil

Atualmente é professor da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (FAMAT/UFU). Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2004) e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2008). Tem experiência em Ciências Exatas Aplicda à Agricultura, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística, estatística experimental e inferëncia bayesiana.

Citas

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Publicado

2021-05-21

Cómo citar

Paula, J. S. de, Franco, A. M. de P., & Silva, J. W. da. (2021). Factores relacionados con el atraso escolar en el estado de Minas Gerais. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(72), 886–917. https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4928

Número

Sección

Artículos