Indicadores psicosociales: una mirada ampliada a los procesos educativos

Autores/as

  • Sandra Lúcia Ferreira Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Anamérica Prado Marcondes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Adelina Novaes Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4052

Palabras clave:

Indicadores Psicosociales, Evaluación de la Educación, Representaciones Sociales, Psicología Social.

Resumen

Cuestiones relacionadas con el encadenamiento de relaciones en que la pertinencia de los indicadores gana sentido y legitimación – como las condiciones sociales de producción, difusión, reproducción y transformación – fueron abordadas con miras a introducir una discusión teórico-metodológica a fin de abarcar la construcción de indicadores psicosociales. Al adoptar la teoría de las representaciones sociales, el estudio identificó que su fecundidad para el desarrollo de evaluaciones educacionales todavía es insuficientemente explotada, a pesar de que el fenómeno de las representaciones sociales contenga el acto de evaluar. En este sentido, la proposición de adopción de un paradigma psicosocial para elaborar los indicadores evaluativos en el ámbito educacional fue entendida desde un nuevo ethos, así como la adopción de una postura epistémica, sin desconsiderar el rigor y la seriedad indispensables a las investigaciones evaluativas.

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Biografía del autor/a

Sandra Lúcia Ferreira, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID) com foco na linha de pesquisa Políticas Públicas e professora da UNESP no Instituto de Arte onde ministra a disciplina voltada para aspectos associados à Sociedade, Estado e Educação. Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-Ed). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos da imagem e avaliação educacional atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, representações sociais e avaliação educacional.

Anamérica Prado Marcondes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1964), mestrado em Educação (1996-Psicologia da Educação) e doutorado em Educação ((2004-Psicologia da Educação), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente atua como avaliadora institucional na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-Ed), com ênfase em estudos de avaliação educacional, produção de sentidos e formação de educadores. Tem experiência na área de Educação pública e privada atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, representações sociais, avaliação institucional da educação superior.

Adelina Novaes, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo, São Paulo, Brasil

Graduou-se em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002); possui mestrado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006); doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Desenvolveu pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: em Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014) e no Department of Social Psychology da The London School of Economics and Political Science (2015). Foi responsável pela área de Avaliação da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, Coordenadora do Curso de Planejamento de Pesquisa do Programa de Especialização GVlaw. Atualmente é docente/pesquisadora do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação e do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo; coordenadora adjunta do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação, pesquisadora permanente da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente e membro do conselho científico da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici - Centro e Cátedras abrigados pelo Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas.

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Publicado

2017-12-13

Cómo citar

Ferreira, S. L., Marcondes, A. P., & Novaes, A. (2017). Indicadores psicosociales: una mirada ampliada a los procesos educativos. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(69), 874–894. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4052

Número

Sección

Artículos