Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens

Autores/as

  • Juliana de Melo Lima
  • Telma Ferraz Leal

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255720142833

Palabras clave:

EVALUACIÓN FORMATIVA • APRENDIZAJE • LENGUA PORTUGUESA • DIDÁCTICA

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar quais tipos de aprendizagens foram valorizados por estudantes que participaram de uma sequência didática com o gênero reportagem. Com base na perspectiva sociointeracionista de ensino da língua, defendemos a avaliação na perspectiva formativa-reguladora, focando o aluno como agente da avaliação. Foram observadas 23 aulas de duas professoras e realizadas entrevistas com 51 estudantes. Foram identificados seis tipos de respostas relativas aos conteúdos/habilidades apreendidos (aprendizagens efetivadas), sendo quatro mais relacionados aos eixos do ensino da língua e dois mais gerais, relativos à ampliação de conhecimentos e à aprendizagem da importância de aprender. Observamos que as crianças refletiram sobre suas próprias aprendizagens e avaliaram de forma relevante os conhecimentos apropriados e habilidades desenvolvidas durante a sequência.

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Publicado

2014-04-30

Cómo citar

Lima, J. de M., & Leal, T. F. (2014). Avaliação de aulas por crianças: reflexões sobre suas aprendizagens. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(57), 304–333. https://doi.org/10.18222/eae255720142833

Número

Sección

Outros Temas