Os efeitos da inserção escolar para alunos pouco convencionais

Autores/as

  • Mônica Maria Farid Rahme
  • Leny Magalhães Mrech

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255720142826

Palabras clave:

EDUCAÇÃO • PSICANÁLISE • DISTÚRBIOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO • INCLUSÃO ESCOLAR

Resumen

Neste artigo, discutimos questões relacionadas à inserção escolar de alunos considerados pouco convencionais, procurando destacar o quanto a convivência entre colegas pode ser uma dimensão a ser considerada no trabalho educativo. Para tanto, retomamos pesquisas que focalizam os efeitos da escolarização para esses alunos. Em seguida, apresentamos dados de um estudo sobre os efeitos da convivência entre pares na escola, quando uma criança apresentava fragilidades em sua constituição como sujeito. Para realização deste trabalho, adotamos como procedimentos metodológicos o registro sistemático dos dados levantados no trabalho de campo, a prática de entrevistas e a realização de filmagens. A partir desses dados, procuramos indicar o quanto a entrada na escola pode superar a transmissão formal de conhecimentos, operando, para algumas crianças, como um fator de estruturação subjetiva.

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Publicado

2014-04-30

Cómo citar

Rahme, M. M. F., & Mrech, L. M. (2014). Os efeitos da inserção escolar para alunos pouco convencionais. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(57), 114–137. https://doi.org/10.18222/eae255720142826

Número

Sección

Tema em Destaque