Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática

Autores/as

  • Denise D’Aurea-Tardeli

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae245620132742

Palabras clave:

Valores Morais, Profissionalização Docente, Kohlberg, Identidade Profissional

Resumen

Estudo derivado da pesquisa Avaliando valores em escolares e seus professores: uma proposta de construção de uma escala, desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas. Pretende avaliar a identidade profissional de professores relacionada aos valores que estabelecem como prioritários. A metodologia envolve um questionário de valores e um questionário de perfil aplicados em aproximadamente 300 professores em exercício, do ensino fundamental (segundo ciclo) e ensino médio, em escolas públicas e privadas de São Paulo, para avaliar qual é o nível de presença e adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática, para com isso envolver as variáveis identitárias dos professores e propor caminhos de intervenção. Os resultados apontam para professores com nível de adesão a valores correspondentes ao estágio pós-convencional da teoria kohlberguiana, possivelmente demonstrando que os valores são constructos centrais no exercício da sua profissão.

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Publicado

2013-12-30

Cómo citar

D’Aurea-Tardeli, D. (2013). Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática. Estudos Em Avaliação Educacional, 24(56), 220–251. https://doi.org/10.18222/eae245620132742

Número

Sección

Tema em Destaque