Avaliação de valores sociomorais: procedimentos para a construção de uma escala

Autores/as

  • Marialva Rossi Tavares

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae245620132740

Palabras clave:

Valores Morais, Escala de Avaliação, Kohlberg, Teoria da Resposta ao Item

Resumen

Este artigo apresenta um relato de pesquisa em fase de préteste para a construção de uma escala de avaliação em valores baseada na metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI) que permita verificar a presença e a força de adesão a valores morais de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática em crianças do 2º ciclo do ensino fundamental, jovens do ensino médio e professores de educação básica. A construção dos itens/questões fundamentou-se na teoria de Kohlberg, e sua análise e revisão, nas curvas características dos itens (CCI’s), elaboradas com base na aplicação dos procedimentos de calibração dos itens segundo a TRI. Essa revisão dispõe dos dados de respostas abertas obtidos com a aplicação dos mesmos itens, sem as respectivas alternativas, a um grupo menor de alunos e professores. Esse processo mostra quais as dificuldades para elaborar itens discriminativos e como as análises das respostas abertas ajudam na sua reformulação.

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Publicado

2013-12-30

Cómo citar

Tavares, M. R. (2013). Avaliação de valores sociomorais: procedimentos para a construção de uma escala. Estudos Em Avaliação Educacional, 24(56), 252–272. https://doi.org/10.18222/eae245620132740

Número

Sección

Tema em Destaque