Resolução de conflitos e agressividade: escala sobre a percepção de educadores

Autores/as

  • Fabricio Costa de Oliveira,
  • Alessandra de Morais
  • Sebastião Marcos Ribeiro de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae245620132735

Palabras clave:

Conflitos Interpessoais, Comportamento Agressivo, Escala de Percepção, Ambiente Educativo

Resumen

Este estudo tem como objetivo estimar as propriedades da Escala de percepção de professores dos comportamentos agressivos de crianças na escola. A pesquisa foi realizada em uma instituição socioeducativa em duas fases. Na primeira, participaram diferentes educadoras que preencheram a escala quanto a cada criança e adolescente que frequentava a instituição (N=100). Na segunda, as crianças e os adolescentes com as maiores ou as menores pontuações na escala supracitada (n=60) responderam à Children’s Action Tendency Scale, que investiga estratégias de resolução de conflitos. Os resultados demonstraram a adequada confiabilidade da escala de percepção. No entanto, indicaram que a avaliação das educadoras não correspondeu à forma como as crianças e adolescentes julgaram os conflitos hipotéticos, uma vez que os meninos foram avaliados como mais agressivos que as meninas na escala de percepção.

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Publicado

2013-12-30

Cómo citar

Oliveira, F. C. de, Morais, A. de, & Carvalho, S. M. R. de. (2013). Resolução de conflitos e agressividade: escala sobre a percepção de educadores. Estudos Em Avaliação Educacional, 24(56), 76–104. https://doi.org/10.18222/eae245620132735

Número

Sección

Tema em Destaque