As diversas faces do ENEM: análise do perfil dos participantes (1999-2007)

Autores/as

  • Ana Paula Corti

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae245520132724

Palabras clave:

Enem, Ensino Médio, Avaliação em Larga Escala

Resumen

A visibilidade pública do Exame Nacional do Ensino Médio vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, sobretudo por meio da mídia escrita e televisiva, que enfatiza um ranqueamento de escolas no país. Essa abordagem acaba por associar o Exame a uma avaliação do ensino médio nacional e, ao mesmo tempo, das escolas individualmente. Este artigo sustenta que, contrariando os discursos governamental e midiático, esse exame, desde sua origem, está longe de uma efetiva avaliação do ensino médio como etapa de ensino, e que essa distância continuou crescendo ao longo dos anos e das mudanças introduzidas no exame. A metodologia adotada no artigo consistiu na análise do perfil dos participantes do exame no período de 1999 a 2007 que revela sua heterogeneização, com o decréscimo acentuado do número de concluintes em relação ao número cada vez maior de egressos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-08-31

Cómo citar

Corti, A. P. (2013). As diversas faces do ENEM: análise do perfil dos participantes (1999-2007). Estudos Em Avaliação Educacional, 24(55), 198–221. https://doi.org/10.18222/eae245520132724

Número

Sección

Tema em Destaque