Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização

Autores/as

  • Ana Sílvia Moço Aparício

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae245520132721

Palabras clave:

Formação de Professores, Alfabetização, Prática de Ensino

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir os principais resultados de uma pesquisa que buscou compreender o processo de formação docente de alunos de Pedagogia participantes do Programa Bolsa Alfabetização. Para tal, buscou-se analisar como esses alunos reconfiguram o agir do professor-regente nos/pelos relatos reflexivos que eles produzem no âmbito do programa. Os pressupostos teórico-metodológicos que orientam as análises são do interacionismo sociodiscursivo. Os resultados apontam a necessidade de ampliação da formação do alfabetizador para os estudos de didática das línguas, que aborda a análise das práticas de sala de aula privilegiando as formas de adequação do ensino às capacidades dos alunos, às interações, às tarefas realizadas, aos objetos efetivamente ensinados na aula, e às ferramentas/instrumentos de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-08-31

Cómo citar

Aparício, A. S. M. (2013). Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização. Estudos Em Avaliação Educacional, 24(55), 94–130. https://doi.org/10.18222/eae245520132721

Número

Sección

Tema em Destaque