Auto-Avaliação Institucional: uma discussão em processo

Autores/as

  • Clarilza Prado de Souza
  • Anamérica Prado Marcondes
  • Sandra Ferreira A. Costa

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae193920082468

Palabras clave:

auto-avaliação institucional, ciclos avaliativos, legitimação

Resumen

O texto aborda diretrizes, focos, dimensões e etapas da implantação da auto-avaliação institucional em uma universidade: a PUC-SP. O trabalho teve como objetivo possibilitar que a universidade se conscientizasse de seu projeto pedagógico e oferecer subsídios para o aperfeiçoamento das decisões que poderiam reafirmar a identidade social da instituição, assumindo a perspectiva de avaliação formativa. As diretrizes estão alicerçadas na visão segundo a qual o desvelamento da realidade é um processo ativo e ininterrupto, com participação dos atores envolvidos. Isso implicou a decisão por ciclos de aprofundamento, associados à participação e legitimação da comunidade. A direção do trabalho permitiu a construção interpretativa que incorpora os sentidos atribuídos pelos sujeitos à realidade, caracterizando-se como perspectiva psicossocial de abordagem avaliativa. A avaliação no primeiro Ciclo Avaliativo – 2005/2006 – abrangeu três etapas que, apesar de distintas, se integram: 1) Construção coletiva do projeto; 2) Desvelamento coletivo da realidade; e 3) Comunicação negociada. O texto ainda apresenta a proposta de continuidade do trabalho para o Ciclo Avaliativo 2007/2008, mantendo os princípios de difusão e propagação que permitem ampliar a compreensão da realidade universitária, com vistas ao seu aperfeiçoamento.

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Publicado

2008-04-30

Cómo citar

Souza, C. P. de, Marcondes, A. P., & Costa, S. F. A. (2008). Auto-Avaliação Institucional: uma discussão em processo. Estudos Em Avaliação Educacional, 19(39), 29–48. https://doi.org/10.18222/eae193920082468

Número

Sección

Artículos