No espelho da avaliação externa: o ensino público municipal de Aracaju

Autores/as

  • Heleonora Cerqueira da Graça

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae214720102460

Palabras clave:

Avaliação da educação, Políticas educacionais, Qualidade de ensino

Resumen

Com a instituição da Prova Brasil em 2005, os municípios brasileiros passam a dispor de dados específicos de suas redes de ensino no contexto da avaliação externa nacional. Considerando que os resultados da Prova Brasil são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), este artigo realiza uma análise comparativa dos resultados obtidos pela rede municipal de Aracaju na Prova Brasil e no Ideb em 2005 e 2007. O presente estudo conclui que a ausência de avaliação externa pode induzir as redes de ensino a leituras equivocadas sobre a melhoria da qualidade da educação, quando tomam como base somente a elevação das taxas de aprovação.

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Publicado

2010-12-30

Cómo citar

Graça, H. C. da. (2010). No espelho da avaliação externa: o ensino público municipal de Aracaju. Estudos Em Avaliação Educacional, 21(47), 489–504. https://doi.org/10.18222/eae214720102460

Número

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