Comunidades de conhecimento e comunidades de rendimento: pensando a avaliação do rendimento escolar

Autores/as

  • Luzia Marta Bellini
  • Adriano Rodrigues Ruiz

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02019992236

Palabras clave:

Rendimento Escolar, Avaliação da Educação, Ensino de Matemática, Ensino de 1º Grau

Resumen

A partir de uma bela colocação de Carl Sagan, o trabalho dos autores, passa a discutir possíveis abordagens no ensino e na avaliação da matemática na escola fundamental. Os autores discutem a problemática de uma “epistemologia de fixação”, fortemente reducionista, que influenciam muitas das atuais avaliações. Ao longo de seu trabalho defendem com bastante propriedade a tese (de Piaget) de que a matemática é um instrumento para a compreensão da realidade, sobretudo na interação entre os sujeitos e o universo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luzia Marta Bellini

Adriano Rodrigues Ruiz

Publicado

1999-12-30

Cómo citar

Bellini, L. M., & Ruiz, A. R. (1999). Comunidades de conhecimento e comunidades de rendimento: pensando a avaliação do rendimento escolar. Estudos Em Avaliação Educacional, (20), 79–94. https://doi.org/10.18222/eae02019992236

Número

Sección

Artículos