Nível de significância alpha ou valor-p?.

Autores/as

  • Sérgio Francisco Costa

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02520022195

Palabras clave:

Nível de significância, Valor-p, Região crítica, Erro Tipo I, Erro Tipo II, Poder.

Resumen

Nas últimas décadas, alguns pesquisadores têm preferido trabalhar, quando fazem testes de hipóteses estatísticas, com o nível de significância efetivo, chamado de valor-p, em lugar do tradicional nível de significância teórico alpha, fixado a priori, por ocasião do planejamento do experimento. Neste artigo, procura-se mostrar que tal prática flexibiliza demasiadamente a região crítica, deixando a questão da rejeição ou da não-rejeição da hipótese sob a quase inevitável influência de fatores emocionais. Ressaltam-se também aspectos ligados à ocorrência do chamado Erro Tipo II e conseqüências ligadas à sensibilidade do experimento, isto é, do poder.

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Biografía del autor/a

Sérgio Francisco Costa

Publicado

2002-06-30

Cómo citar

Costa, S. F. (2002). Nível de significância alpha ou valor-p?. Estudos Em Avaliação Educacional, (25), 185–198. https://doi.org/10.18222/eae02520022195

Número

Sección

Artículos