Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação.

Autores/as

  • Raquel da Cunha Valle

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02520022194

Palabras clave:

Teoria da Resposta ao Item, Comportamento Diferencial do Item, Análise de Itens

Resumen

O artigo procura suprir uma deficiência na literatura nacional que trata de modelos estatísticos aplicados à pesquisa e, especialmente, à avaliação educacional. O uso intensivo da Teoria da Resposta ao Item apresenta dificuldades sobretudo para pessoas sem uma formação matemática mais aprofundada. Assim, nas avaliações desenvolvidas a partir dos anos 90 aparecem certas siglas e termos, como, por exemplo, DIF - Differential Item Functioning, que oferecem dificuldades para alguns educadores. O presente trabalho procura explicar, na medida do possível, sem aprofundamento matemático, o conceito de Comportamento Diferencial do Item, largamente empregado em avaliação educacional, inclusive no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel da Cunha Valle

Publicado

2002-06-30

Cómo citar

Valle, R. da C. (2002). Comportamento Diferencial do Item (DIF): uma apresentação. Estudos Em Avaliação Educacional, (25), 167–184. https://doi.org/10.18222/eae02520022194

Número

Sección

Artículos