Teoria da Resposta ao Item (TRI): modelos multidimensionais.

Autores/as

  • Ronaldo Targino Nojosa

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02520022193

Palabras clave:

Teoria da Resposta ao Item Multidimensional, Dimensionalidade, Análise Fatorial, Teoria da Resposta ao Item

Resumen

Os modelos de respostas ao item utilizado, atualmente, limitam-se a avaliações que medem um traço latente (habilidade) que pode ser representado por uma única dimensão (avaliações unidimensionais). Algumas avaliações, seja pela construção dos itens ou pela própria finalidade da aplicação, não podem, a princípio, ser consideradas unidimensionais. Este é o caso do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, que foi estruturado segundo uma matriz de 5 competências. Este trabalho apresenta, primeiramente, conceitos básicos da TRI e introduz técnicas destinadas à determinação da dimensionalidade de um conjunto de dados. A Análise Fatorial de Informação Plena está entre essas técnicas e é proposta como ferramenta para a verificação da dimensionalidade das provas do ENEM. Os resultados desse estudo mostraram que a habilidade medida pelo ENEM do ano de 1999 pode ser representada por pelo menos 5 dimensões. O trabalho apresenta, ainda, modelos que tornam possível a modelagem de dados em avaliações multidimensionais.

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Biografía del autor/a

Ronaldo Targino Nojosa

Publicado

2002-06-30

Cómo citar

Nojosa, R. T. (2002). Teoria da Resposta ao Item (TRI): modelos multidimensionais. Estudos Em Avaliação Educacional, (25), 123–166. https://doi.org/10.18222/eae02520022193

Número

Sección

Artículos