Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas

Autores/as

  • Heraldo Marelim Vianna

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02720032177

Palabras clave:

Avaliação Educacional, Avaliação Em Larga Escala, Avaliação Sistêmica, SAEB, ENEM, ENC

Resumen

O presente texto examina problemas ligados às avaliações que abrangem um grande número de sujeitos, fazendo, inicialmente, uma discussão das várias maneiras de acesso ao ensino superior. A seguir, as avaliações sistêmicas, iniciadas na década de 90, merecem detalhadas considerações sobre questões relacionadas à análise dos dados e às metodologias estatísticas empregadas. A avaliação do SAEB - Sistema de Avaliação do Ensino Básico - é vista em toda a sua amplitude, inclusive no referente à validade conseqüencial. Para a avaliação do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio -, após ser examinada em relação à ausência da validade de construto, o presente trabalho oferece propostas alternativas para esse exame. Ao examinar o ENC - Exame Nacional de Cursos, o chamado “PROVÃO”, o presente texto detém-se na questão da validade de conteúdo e faz restrições ao uso da curva normal na apresentação dos resultados. Ao final, é examinado o significado da auto-avaliação e da avaliação externa.

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Biografía del autor/a

Heraldo Marelim Vianna

Publicado

2003-06-30

Cómo citar

Vianna, H. M. (2003). Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas. Estudos Em Avaliação Educacional, (27), 41–76. https://doi.org/10.18222/eae02720032177

Número

Sección

Artículos