Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae02720032177Keywords:
Avaliação Educacional, Avaliação Em Larga Escala, Avaliação Sistêmica, SAEB, ENEM, ENCAbstract
O presente texto examina problemas ligados às avaliações que abrangem um grande número de sujeitos, fazendo, inicialmente, uma discussão das várias maneiras de acesso ao ensino superior. A seguir, as avaliações sistêmicas, iniciadas na década de 90, merecem detalhadas considerações sobre questões relacionadas à análise dos dados e às metodologias estatísticas empregadas. A avaliação do SAEB - Sistema de Avaliação do Ensino Básico - é vista em toda a sua amplitude, inclusive no referente à validade conseqüencial. Para a avaliação do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio -, após ser examinada em relação à ausência da validade de construto, o presente trabalho oferece propostas alternativas para esse exame. Ao examinar o ENC - Exame Nacional de Cursos, o chamado “PROVÃO”, o presente texto detém-se na questão da validade de conteúdo e faz restrições ao uso da curva normal na apresentação dos resultados. Ao final, é examinado o significado da auto-avaliação e da avaliação externa.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0) license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).