Tessituras de avaliação formativa: um estudo de práticas docentes em construção

Autores/as

  • Suzana dos Santos Gomes

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02820032171

Palabras clave:

Ensino-Aprendizagem, Avaliação Escolar, Formação De Professores, Escola Plural

Resumen

Este trabalho tem por objetivo analisar a prática docente e os processos de avaliação escolar construídos pelos professores, tendo em vista a implementação da avaliação formativa. Para tanto, definiu-se como locus da pesquisa duas escolas de ensino fundamental, de 3º ciclo de formação da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Essas escolas, desde 1996, assumiram o Projeto Político-Pedagógico Escola Plural, que se fundamenta numa política democrática inclusiva. A abordagem metodológica adotada caracteriza-se pelo estudo de caso, envolvendo observação participante, entrevistas semi-estruturadas, questionários, análise de documentos e realização de grupo focal. A conclusão do trabalho identificou novas práticas de avaliação de princípios formativos em processo de construção e ressaltou a formação, no cotidiano da escola, como espaço-tempo favorável ao trabalho coletivo, ao exercício da reflexão crítica da e sobre a prática docente de avaliação numa perspectiva de transformação da escola, tornando-a mais inclusiva.

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Biografía del autor/a

Suzana dos Santos Gomes

Publicado

2003-12-30

Cómo citar

Gomes, S. dos S. (2003). Tessituras de avaliação formativa: um estudo de práticas docentes em construção. Estudos Em Avaliação Educacional, (28), 89–102. https://doi.org/10.18222/eae02820032171

Número

Sección

Artículos