A evolução recente do rendimento escolar das crianças brasileiras: uma reavaliação dos dados do Saeb

Autores/as

  • Reynaldo Fernades
  • Paulo Esteban Natenzon

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02820032167

Palabras clave:

Atraso Escolar, Evasão Escolar, Desempenho Escolar, Saeb, TRI

Resumen

O presente trabalho analisa a queda no desempenho escolar das crianças brasileiras observada no Saeb (1995-1999). Avalia-se a hipótese de que esse pior desempenho esteja associado à mudança do perfil das crianças avaliadas, em virtude da redução nas taxas de repetência e evasão escolar, também observadas no período. O argumento defendido no presente artigo é que a forma mais apropriada para avaliar mudanças na qualidade das oportunidades educacionais oferecidas pelo sistema seria comparar diferentes gerações, ao invés de comparar o desempenho de determinadas séries em anos distintos. Quando esse procedimento é realizado, observa-se que o desempenho escolar vem melhorando entre gerações sucessivas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Reynaldo Fernades

Paulo Esteban Natenzon

Publicado

2003-12-30

Cómo citar

Fernades, R., & Natenzon, P. E. (2003). A evolução recente do rendimento escolar das crianças brasileiras: uma reavaliação dos dados do Saeb. Estudos Em Avaliação Educacional, (28), 3–21. https://doi.org/10.18222/eae02820032167

Número

Sección

Artículos