O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais

Autores/as

  • Sérgio Roberto Costa
  • Ana Paula Marques Sampaio Pereira

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02920042160

Palabras clave:

Lingüística, Preconceito, Internet, Escrita

Resumen

O objetivo deste texto é analisar e interpretar os conceitos e preconceitos lingüístico-gramaticais, culturais e sociais que perpassam o discurso construído por “representantes” - com diversos graus de letramento - de várias esferas sociais e institucionais (mídia, escola, família etc.), ao julgarem socialmente, e não lingüisticamente, os chamados “erros gramaticais” como “crimes de lesa-pátria”. Também o discurso produzido pelos adolescentes entrevistados em pesquisa sobre construção/produção da escrita na internet e na escola deixa entrever julgamentos semelhantes, tanto ao reproduzir a opinião da escola quanto a própria, refletindo uma educação que tem efeitos deletérios, tanto nas relações sociais quanto nas educacionais, principalmente na educação lingüística que é oferecida a nossa infância e juventude.

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Biografía del autor/a

Sérgio Roberto Costa

Ana Paula Marques Sampaio Pereira

Publicado

2004-06-30

Cómo citar

Costa, S. R., & Pereira, A. P. M. S. (2004). O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais. Estudos Em Avaliação Educacional, (29), 87–110. https://doi.org/10.18222/eae02920042160

Número

Sección

Artículos