A aquisição espontânea de habilidades motoras no contexto da escola

Autores/as

  • Claudio Tarso de J.S. Nascimento
  • Ana Maria Pellegrini

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae153020042150

Palabras clave:

Desenvolvimento Motor, Auto-Organização, Habilidades Motoras e Aprendizagem.

Resumen

O objetivo deste estudo foi identificar como crianças de 4/5 e 6/7 anos de idade se auto-organizam e aprendem habilidades motoras básicas quando brincam livremente na escola. Participaram deste estudo 24 crianças com idades entre 4/5 e 6/7 anos que foram orientadas a brincar livremente. Algumas formas emergiam natural e espontaneamente entre as crianças como as corridas em linha reta e as corridas em círculo. Foram observadas três situações de aprendizagem: a) ações individuais, quando brincava sozinha explorando o espaço e o próprio corpo; b) imitação ou modelo, quando observava o que a outra estava fazendo; c) a busca de um parceiro, quando encontrava uma outra criança e juntas executavam uma ação motora. Os dados sugerem que formas de auto-organização emergem espontaneamente entre as crianças enquanto brincam. Concluímos que o processo de aprendizagem ocorre a partir das relações estabelecidas entre as crianças quando exploram suas próprias ações e passam a orientar as ações motoras de outras crianças.

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Biografía del autor/a

Claudio Tarso de J.S. Nascimento

Ana Maria Pellegrini

Publicado

2004-12-30

Cómo citar

Nascimento, C. T. de J., & Pellegrini, A. M. (2004). A aquisição espontânea de habilidades motoras no contexto da escola. Estudos Em Avaliação Educacional, 15(30), 29–56. https://doi.org/10.18222/eae153020042150

Número

Sección

Artículos