O uso do portfólio em um projeto de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae173320062132Palabras clave:
Portfólio, Avaliação, Projeto De Pesquisa, LeituraResumen
O presente artigo relata a experiência de utilização do portfólio como ferramenta de avaliação no contexto do projeto de pesquisa “Leitura-Paixão: o impacto de uma situação diferenciada”, desenvolvida no período de fevereiro de 2003 a fevereiro de 2005, na Universidade Estadual de Londrina. Participaram do estudo 11 estudantes, que deveriam entregar bimestralmente seus portfólios para análise; no entanto, eles só conseguiram realizar duas entregas. Da primeira entrega participaram os 11 alunos; da segunda, somente seis deles elaboraram portfólios, e, desses, apenas quatro responderam ao questionário de avaliação da experiência, que tinha como objetivo identificar as impressões acerca da construção do portfólio. Esses fatos evidenciam que, embora os participantes tenham aceitado a construção do portfólio como uma das formas de avaliação da sua participação no projeto, cinco deles acabaram por não entregá-lo, o que na análise da equipe coordenadora afigurou-se como uma das dificuldades da avaliação através de portfólios, ou seja, a fuga do autor ao ter ciência do envolvimento requerido. Por outro lado, as manifestações dos alunos evidenciam a motivação e o prazer despertados ao serem executadas as tarefas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a. Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado, simultáneamente, bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0) que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores tienen autorización para asumir, separadamente, contratos adicionales, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
c. Los autores tienen autorización y son estimulados para publicar y distribuir sus trabajos on-line (ej.: en repositorios institucionales o en su respectiva página personal en la Internet) en cualquier fecha antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado (Véase: El Efecto del Acceso Libre).