Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae194120082071Palabras clave:
Alfabetização, Avaliação da Educação, AvaliaçãoResumen
O fracasso escolar, em decorrência da não alfabetização das crianças no início da escolarização, é um grave problema constatado nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Na tentativa de reverter esse quadro, o Estado do Ceará vem implementando políticas voltadas para a alfabetização dos alunos logo nos primeiros anos de escolaridade. Dentre elas, destaca-se a avaliação da alfabetização feita pelo Spaece-Alfa em 2007, como nova vertente do sistema estadual de avaliação. Este trabalho pretende apresentar os principais dados obtidos nessa avaliação, ressaltando os procedimentos metodológicos utilizados e os mecanismos de divulgação dos resultados. O Spaece-Alfa, de natureza externa e censitária, avaliou mediante a aplicação de teste de múltipla escolha, a proficiência em Leitura dos alunos do 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública de ensino. Os principais resultados revelam que o sistema de ensino não está cumprindo a função de alfabetizar um porcentual significativo de alunos, uma vez que quase a metade deles concluiu o 2º ano sem ter desenvolvido as competências básicas de alfabetização. Entretanto, o rendimento obtido por algumas escolas permite vislumbrar um horizonte otimista e possível, quanto ao desempenho almejado.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a. Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado, simultáneamente, bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0) que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores tienen autorización para asumir, separadamente, contratos adicionales, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
c. Los autores tienen autorización y son estimulados para publicar y distribuir sus trabajos on-line (ej.: en repositorios institucionales o en su respectiva página personal en la Internet) en cualquier fecha antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado (Véase: El Efecto del Acceso Libre).