Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas

Autores/as

  • José Gonçalves Moreira Neto

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae194120082068

Palabras clave:

Desigualdades Educacionais, Avaliação, Políticas Públicas, Dados Estatísticos, Educação

Resumen

Este artigo apresenta os resultados do sistema de indicadores desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) para o acompanhamento do Programa de Educação para a Diversidade e Cidadania (Programa PPA 1377), no período de 2002 a 2006. Foram utilizadas como fontes primárias de dados o Censo Escolar da Educação Básica, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base na análise dos resultados, foi possível constatar a diminuição gradativa da desigualdade educacional nos diversos públicos que compõem o tema diversidade (indígenas, população do campo, pobres, negros e mulheres), impulsionada principalmente pela evolução de indicadores educacionais relacionados à conclusão do ensino médio e pela freqüência ao ensino médio e superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Gonçalves Moreira Neto

Publicado

2008-12-30

Cómo citar

Moreira Neto, J. G. (2008). Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas. Estudos Em Avaliação Educacional, 19(41), 407–431. https://doi.org/10.18222/eae194120082068

Número

Sección

Artículos