Aprendizagem conceitual e apropriação da linguagem escrita: contribuições da teoria histórico-cultural

Autores/as

  • Maria Terezinha Bellanda Galuch
  • Marta Sueli de Faria Sforni

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae204220092062

Palabras clave:

Escrita, Ortografia, Aprendizagem, Ensino Fundamental

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir a apropriação da linguagem escrita, especificamente no que se refere à ortografia, como uma aprendizagem conceitual. O trabalho se orienta pelo referencial de autores da Teoria Histórico-Cultural, sobretudo os estudos sistematizados por Leontiev (1983) no texto "Questões psicológicas da teoria da consciência", no qual analisa processos psíquicos, como atenção e percepção, necessários à apropriação de conceitos em atividades de ensino. Com a realização da pesquisa, foi possível explicitar a conscientização dos conceitos pelos estudantes como um dos aspectos que podem contribuir para a compreensão e o encaminhamento didático-metodológicos do ensino do conteúdo da linguagem escrita, nas quatro primeiras séries do ensino fundamental.

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Biografía del autor/a

Maria Terezinha Bellanda Galuch

Marta Sueli de Faria Sforni

Publicado

2009-04-30

Cómo citar

Galuch, M. T. B., & Sforni, M. S. de F. (2009). Aprendizagem conceitual e apropriação da linguagem escrita: contribuições da teoria histórico-cultural. Estudos Em Avaliação Educacional, 20(42), 111–124. https://doi.org/10.18222/eae204220092062

Número

Sección

Relatos de Experiência