A educação escolar: um sistema de atividade articulando com outros sistemas

Autores/as

  • Célia Magalhães de Souza

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae204220092059

Palabras clave:

Inclusão, Escola, Processo Ensino-Aprendizagem, Educação Especial, Sala de Aula

Resumen

Este artigo tem por objetivo mostrar como as diversas ações desenvolvidas no sistema de atividade escolar podem impulsionar o objeto da atividade para um movimento de construção e reconstrução conjunta, permitindo, dessa forma, um novo olhar para a inclusão escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais. Para tanto, procuro demonstrar como as ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, mediadas pela linguagem e outras ferramentas culturais construídas socialmente no ambiente escolar, podem promover a transformação nos sentidos e significados atribuídos à inclusão escolar, para que ela ocorra de fato e não somente de direito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Célia Magalhães de Souza

Publicado

2009-04-30

Cómo citar

Souza, C. M. de. (2009). A educação escolar: um sistema de atividade articulando com outros sistemas. Estudos Em Avaliação Educacional, 20(42), 59–71. https://doi.org/10.18222/eae204220092059

Número

Sección

Artículos