O Estado, o mercado editorial e o professor no processo de seleção dos livros didáticos

Autores/as

  • Eliecília de Fátima Martins
  • Norma Almeida de Oliveira de Sales
  • Cleber Alves de Souza

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae204220092055

Palabras clave:

Livros Didáticos, Professores, Políticas Educacionais, Currículos.

Resumen

O livro didático é uma poderosa ferramenta pedagógica. Além de ser uma fonte de pesquisa e orientação para professores e alunos, exerce papel de grande importância na política educacional e na aprendizagem, transmitindo conhecimentos, ideias e valores sobre determinados conteúdos. Implicitamente, o livro didático abrange interesses sociais, políticos, econômicos e culturais. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva discutir algumas considerações sobre o processo de seleção dos livros aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), principalmente os utilizados na rede pública de ensino, analisando os aspectos políticos, econômicos e pedagógicos que determinam essa escolha, enfatizando a posição do Estado, das editoras e dos professores envolvidos nesse processo.

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Biografía del autor/a

Eliecília de Fátima Martins

Norma Almeida de Oliveira de Sales

Cleber Alves de Souza

Publicado

2009-04-30

Cómo citar

Martins, E. de F., Sales, N. A. de O. de, & Souza, C. A. de. (2009). O Estado, o mercado editorial e o professor no processo de seleção dos livros didáticos. Estudos Em Avaliação Educacional, 20(42), 11–25. https://doi.org/10.18222/eae204220092055

Número

Sección

Tema em Destaque