Formación docente en la sociedad del conocimiento

Autores/as

  • Inês Aguerrondo

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae204420092035

Palabras clave:

Formação de Professores, Inovação Pedagógica, Prática de Ensino, Aprendizagem

Resumen

O presente artigo debate a urgência de um novo modelo de formação docente baseado na inovação. A proposta vigente necessita de um salto de perspectiva que supere as lógicas clássicas de instituições fechadas e garanta a preparação de novos docentes para novas escolas, no marco de um novo sistema educativo, cujo compromisso seja a formação-para-a-ação. O texto, refletindo sobre cinco dimensões fundamentais da prática docente (a pedagógico-didática, a político-institucional, a produtiva, a interativa e a especificadora), propõe dez ideias-força que servem de base para um novo modelo de formação inicial e contínua dos docentes.

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Biografía del autor/a

Inês Aguerrondo

Publicado

2009-12-30

Cómo citar

Aguerrondo, I. (2009). Formación docente en la sociedad del conocimiento. Estudos Em Avaliação Educacional, 20(44), 363–387. https://doi.org/10.18222/eae204420092035

Número

Sección

Temas em Destaque - Trabalho Docente