O Funcionamento Diferencial do Item (DIF) como estratégia para captar ênfases curriculares diferenciadas em matemática

Autores/as

  • Glauco da Silva Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae214520102032

Palabras clave:

Funcionamento Diferencial do Item (DIF), Teoria de Resposta ao Item, Ensino de Matemática, PISA

Resumen

O texto apresenta o Differential Item Functioning (DIF) como uma importante ferramenta estatística na identificação de diferenças em testes de habilidade cognitiva que fazem uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), a exemplo do que ocorre nas avaliações educacionais em larga escala. Um item apresenta DIF quando alunos de diferentes grupos que possuem a mesma habilidade cognitiva não têm a mesma probabilidade de acertarem o item. O presente trabalho utiliza os resultados do Brasil e de Portugal, no Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), de 2003, cuja área de conhecimento privilegiada foi a Matemática. Foram analisados 84 itens aplicados a alunos de 41 países, sendo 4452 brasileiros e 4608, portugueses. Os resultados discutidos mostram que alguns itens apresentam funcionamento diferencial entre alunos brasileiros e portugueses, principalmente em função da subárea da Matemática e do contexto em que o conhecimento matemático é aplicado.

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Biografía del autor/a

Glauco da Silva Aguiar

Publicado

2010-04-30

Cómo citar

Aguiar, G. da S. (2010). O Funcionamento Diferencial do Item (DIF) como estratégia para captar ênfases curriculares diferenciadas em matemática. Estudos Em Avaliação Educacional, 21(45), 169–189. https://doi.org/10.18222/eae214520102032

Número

Sección

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