Avaliação de impacto no Brasil: é possível mensurar impactos de programas de formação docente?

Autores/as

  • Adriana Bauer

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae214620102011

Palabras clave:

Avaliação do Programa, Formação de Professores, Saresp, Programa Letra e Vida

Resumen

O presente artigo visa a compartilhar as vicissitudes de uma proposta de avaliação de impacto de um programa educacional, objeto atual de análise da autora. Tal estudo, provisoriamente intitulado "Avaliação de possíveis impactos de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida", originou-se da preocupação com a escassez de trabalhos que buscassem mensurar impactos de programas educacionais no Brasil. O texto discute o conceito de "avaliação de impacto" e analisa as dificuldades metodológicas inerentes a esse tipo de avaliação. Traz exemplos dos desafios subjacentes à mensuração de impacto em educação que frustraram o projeto inicial de doutoramento da autora e as tentativas realizadas no sentido de superar tais obstáculos. A motivação para a produção do artigo não é, portanto, compartilhar resultados de pesquisa, mas sim propor a discussão das dificuldades encontradas e dos caminhos metodológicos que podem ser utilizados para o estudo de efeitos de programas, visando ao aprofundamento das reflexões sobre a temática.

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Biografía del autor/a

Adriana Bauer

Publicado

2010-08-30

Cómo citar

Bauer, A. (2010). Avaliação de impacto no Brasil: é possível mensurar impactos de programas de formação docente?. Estudos Em Avaliação Educacional, 21(46), 229–251. https://doi.org/10.18222/eae214620102011

Número

Sección

Avaliação de Impacto