Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita

Autores/as

  • Mara Silvia Pasian
  • Tânia Maria Santana de Rose

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae225020111971

Palabras clave:

Alfabetização, Dificuldades de Aprendizagem, Leitura, Escrita

Resumen

O trabalho com alunos que apresentam dificuldades nas aprendizagens iniciais de leitura e escrita requer uma atuação do professor, tanto no âmbito da sala de aula como fora dela, criando oportunidades extras de aprendizagem. O presente estudo mostra as possibilidades advindas do envolvimento de um professor-pesquisador na modalidade de ensino tutoria individual. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de um programa de tutoria individual sobre as habilidades de leitura e escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem. Os participantes foram quatro alunos de uma escola municipal. As atividades desenvolvidas na tutoria foram: releitura de livros familiares, identificação de letras, composição de histórias, reconstrução de histórias e leitura de novos livros. Dois participantes tiveram avanços substanciais e passaram a atender satisfatoriamente as exigências de sala de aula. Os outros dois alunos tiveram várias habilidades aprimoradas, apesar de não lerem e escreverem com fluência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mara Silvia Pasian

Tânia Maria Santana de Rose

Publicado

2011-12-30

Cómo citar

Pasian, M. S., & Rose, T. M. S. de. (2011). Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita. Estudos Em Avaliação Educacional, 22(50), 577–592. https://doi.org/10.18222/eae225020111971

Número

Sección

Outros Temas