Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique

Autores/as

  • Vanda Mendes Ribeiro
  • Joana Buarque de Gusmão

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae225020111965

Palabras clave:

Qualidade da Educação, Avaliação da Educação, Planejamento da Educação, Dados Estatísticos

Resumen

O artigo sistematiza e analisa problemas detectados e soluções propostas por escolas com base no uso dos Indicadores da Qualidade na Educação, instrumento participativo de avaliação e planejamento. Foram analisados 103 planos de ação de unidades escolares de quatro estados brasileiros. Como conclusão, afirma-se que comunidades escolares têm conhecimentos a serem mobilizados para a solução de parte de seus problemas e que há questões para as quais há menos conhecimento consolidado sobre as melhores formas de solucioná-las, como as que dizem respeito à participação dos pais na vida escolar dos seus filhos e das formas mais adequadas de melhorar a aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanda Mendes Ribeiro

Joana Buarque de Gusmão

Publicado

2011-12-30

Cómo citar

Ribeiro, V. M., & Gusmão, J. B. de. (2011). Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique. Estudos Em Avaliação Educacional, 22(50), 457–470. https://doi.org/10.18222/eae225020111965

Número

Sección

Gestão, Indicadores e Aprendizagem