A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão

Autores/as

  • Renata Cristina Nunes

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae235220121940

Palabras clave:

Educação a Distância, Avaliação da Aprendizagem, Instrumentos de Avaliação

Resumen

Na educação a distância (EaD), a avaliação precisa ainda enfrentar outros desafios, além daqueles normalmente encontrados no processo de ensino-aprendizagem, devido às características peculiares dessa modalidade. Neste trabalho, são comparados os instrumentos de avaliação utilizados na EaD com aqueles empregados na presencial, por meio de questionários distribuídos pelas redes sociais e por contatos pessoais. Foi feita uma breve revisão da literatura sobre avaliação educacional, educação a distância e avaliação na educação a distância. Observou-se que alguns instrumentos usados na área são inovadores, entretanto ainda é significativa a presença dos mais tradicionais. Grande parte dos pesquisados acredita que a avaliação na EaD contribui para o aprendizado significativo dos estudantes e que a obrigatoriedade da avaliação presencial prevista na lei brasileira colabora para dar maior credibilidade ao curso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Cristina Nunes

Publicado

2012-08-30

Cómo citar

Nunes, R. C. (2012). A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão. Estudos Em Avaliação Educacional, 23(52), 274–299. https://doi.org/10.18222/eae235220121940

Número

Sección

Outros Temas