Resultados do Enade na gestão acadêmica de cursos de licenciaturas: um caso em estudo

Autores/as

  • Beatriz Pereira Batista de Sousa
  • José Vieira de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae235220121938

Palabras clave:

Educação Superior, Enade, Uso dos Resultados

Resumen

O artigo discute o uso dos resultados do Enade 2008 para os cursos de Biologia, Física, Matemática e Química, de cinco instituições privadas do Distrito Federal, a partir de dados colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas com oito coordenadores. As ações desenvolvidas pelas coordenações voltam-se, basicamente, para a discussão do conceito obtido pelos alunos, e como estes poderiam se sentir mais “qualificados” para realizar o exame. Para tanto, recorre-se, por exemplo, às aulas preparatórias para o que é exigido no exame. As instituições de grande porte tendem a revelar maior nível de esclarecimento sobre a finalidade do Enade, considerando-o um auxílio para seu sucesso, enquanto as de menor porte parecem ainda não visualizá-lo como um instrumento que pode contribuir para seu próprio aperfeiçoamento.

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Biografía del autor/a

Beatriz Pereira Batista de Sousa

José Vieira de Sousa

Publicado

2012-08-30

Cómo citar

Sousa, B. P. B. de, & Sousa, J. V. de. (2012). Resultados do Enade na gestão acadêmica de cursos de licenciaturas: um caso em estudo. Estudos Em Avaliação Educacional, 23(52), 232–253. https://doi.org/10.18222/eae235220121938

Número

Sección

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